Matéria técnica – Métodos para sensor de toner HP

22 outubro, 2007 at 6:00 am Deixe um comentário

Toda impressora laser possui um mecanismo de monitoramento de nível de toner, aqui apontaremos três métodos usados pela HP para esse fim, são eles:

1o. Sensor de Toner Eletromagnético

Através de uma voltagem aplicada ao cilindro de revelação (develloper ou mag-roller), é gerado um campo magnético nas partículas de toner, a intensidade desse campo magnético é proporcional a quantidade de toner existente no cartucho. O cartucho tem uma antena interna que detecta esse campo e a impressora monitora o sinal emitido por essa antena. Quando a intensidade desse campo fica abaixo de um certo nível a impressora sabe que o cartucho tem pouco toner.

2o. Sensor Óptico de Toner

O cartucho possui dois visores de luz e a impressora possui um emissor de luz que emite por um lado do visor e um receptor que recebe o sinal de luz na outra ponta. O uso normal irá alternar o sinal de luz recebido pela impressora, que pode ou não passar pelos visores. Quanto mais toner no cartucho mais esse sinal de luz irá ser bloqueado. Quando um grande volume desse sinal de luz chegar ao receptor a impressora irá concluir que o cartucho tem pouco toner. Quando o sinal passar sem bloqueio por várias vezes a impressora concluirá que o toner acabou. Mesmo esse método funcionando igual para toner magnético e não-magnético, nos o encontramos principalmente em impressoras coloridas.

3o. Contagem de páginas

Os cartuchos de toner são feitos para imprimir um certo número de paginas a 5% de cobertura (padrão ISO). Com isso se faz uma conta do total de toner no cartucho assim como do desgaste e do uso dos componentes mecânicos, assim a impressora pode estimar o toner restante no cartucho fazendo a conta de quantas páginas foram impressas (esse resultado pode variar conforme as impressões de mais ou menos de 5% de cobertura). Impressoras coloridas normalmente contam o número de rotações do cilindro e do developer roller, por ser diferente do numero de páginas impressas. Assim como o 2o.método, este funciona em todos os tipos de cartuchos. Entretanto, por ser uma estimativa, tende a ser menos apurado, que os métodos 1o. e 2o., que medem mais diretamente o total de toner restante.

Muitas impressoras usam alguma combinação dos três métodos. Novos modelos incorporam uma memória ou chip permanente no cartucho que grava dados coletados através de vários métodos de sensor de toner. O chip é também utilizado para identificar quando o cartucho é ou não um original HP. Cartuchos não HP geralmente continuam funcionando na impressora, mas as funções de medição de toner ficam comprometidas.

As impressoras tem várias maneiras de alertar o usuário quando está baixo. O mais comum é via display (alguns modelos possuem somente luzes de alerta). A impressora informa “toner baixo” com aproximadamente 15% de capacidade restante. Nesse momento você deve obter um novo cartucho, para ter um quando a próxima etapa (sem toner) for alcançada, após a qual muitas impressoras não permitirão mais impressões até que um novo cartucho seja instalado. Mesmo com essa mensagem sendo emitida por nível de toner, contagem de páginas ou contagem de rotações, você pode não perceber a degradação da qualidade da imagem impressa.

Confiabilidade do Indicador de Toner

Somando-se as mensagens de “Pouco Toner” e “Sem toner”, novos modelos de impressoras também possuem o ”Indicador de nível de toner”, que aparecem tanto na página de configuração quanto na página de status dos suprimentos. Isso mostra o toner restante aproximadamente, de forma gráfica e numérica. Embora isso seja uma forma fácil e rápida de estimar o toner restante, nós temos que tomar cuidado de não confiar de mais nesse indicador, por varias razões.

*A impressora checa o nível de toner e reseta o indicador somente certas vezes. Em particular, algumas impressoras não o fazem automaticamente, somente quando um cartucho diferente é usado. O usuário pode ser informado ou pode ter que ir no menu e selecionar “Novo Cartucho = Sim”.

*No começo do cartucho o indicador é baseado em contagem de páginas, que pode ser impreciso, principalmente se a cobertura for significantemente diferente de 5% de cobertura. Interessante ver que o indicador fica mais preciso perto do fim do cartucho, porque a impressora é menos confiável em contagem de páginas e mais quando usa os métodos 1o. e 2o. (ateriormente descritos).

*Finalmente, você não pode confiar no indicador quando usando um cartucho não HP, por erros nos lançamentos de memória (chip). HP vai mais longe ao dizer que “informações importantes (Sem Toner ou Toner Baixo) não disponíveis” quando cartuchos não-HP.

Não dependa do indicador de toner para saber do nível do toner, especialmente quando cartucho não-HP. Se a impressora indicar “Toner Baixo”, você deve obter um novo cartucho. Assim você estaria OK, mesmo que o indicador de toner indique o contrario.

Material retirado de Artigo da LPT (Liberty Parts Team), assinado por Dennis Kosterman.

www.diamondbrasil.com
Soluções para consumidores exigentes.

Telefone para contato: 55 (11) 5564-2600

Entry filed under: Dicas, Matéria Técnica. Tags: , , , .

Chegou na Diamond Brasil o toner T644 sem background! Governo revoga MPs para votar a CPMF

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bem vindo ao Blog da Diamond Brasil

Caro leitor, seja muito bem vindo ao blog da Diamond Brasil, empresa distribuidora de insumos para remanufatura de cartuchos de toner e tinta para impressoras laser monocromáticas e coloridas, impressoras jato de tinta e copiadoras. Neste blog você encontrará informações do mercado, novidades da Diamond Brasil, dicas de remanufatura e poderá interagir dando sugestões ou fazendo críticas.

Diamond Brasil no Twitter

Estatísticas

  • 309,389 visitantes

%d blogueiros gostam disto: