Matéria técnica – Aprenda os segredos da remanufatura do cartucho HP CE505A

A Diamond Brasil ofereceu gratuitamente o Workshop Empreender e Reciclar, em Campinas.

Nosso técnico apresentou pela primeira vez o passo a passo da remanufatura do cartucho HP CE505A, que é um cartucho um pouco mais complexo e vem deixando alguns remanufaturadores com dúvidas.

Aproveite e acompanhe as dicas:

clique para ampliar


 

Você vai precisar de:

  • parafusadeira elétrica
  • alicate universal
  • chave de fenda
  • 2 parafusos
  • broca 1/16
  • luva química
  • graxa condutiva
  • lurificante methuselah
  • álcool isopropílico
  • hastes flexíveis
  • tech wipes
  • cilindro OPC
  • toner HP 2035/2055
  • bico dosador
  • chip 2,3k

Comece aplicando a luva química, que vai impedir o toner e a graxa de aderir às suas mãos. Para retirar a luva química, basta lavar as mãos com água corrente.

DESMONTAGEM

Retire a haste de metal giratória que se prende junto da engrenagem de tração do cilindro.

Retire os pinos do cartucho do lado esquerdo e do lado direito para a separação das partes.

Retire o pino do contato elétrico do cilindro introduzindo uma chave de fenda pequena entre a carcaça e o cilindro, fazendo alavanca.

Remova o cilindro e o PCR.

Remova os parafusos e retire a wiper blade.

No lado do contato elétrico localize os pontos de solda da  lateral. Remova o pino plástico e fure a carcaça com broca 1/16 para posterior fixação de parafusos.

Para retirar a lateral, com uma chave de fenda pequena faça alavanca entre essa lateral do cartucho e a carcaça.

Remova a mag roller, as buchas e a engrenagem.

Limpe a carcaça com ar comprimido ou aspirador de pó para toner e depois limpe as bases do encaixe do PCR com uma haste flexível.

Limpe a wiper blade com álcool isopropílico.

Limpe o PCR  com pano tech wipes úmido e espere secar.

Use ar comprimido para efetuar a limpeza e deixar a unidade livre de resíduos de toner, evitando contaminação na remanufatura. Depois, limpe a lâmina dosadora (doctor blade) com uma haste flexível e álcool isopropilico.

Limpe o magnetico (mag roller) com pano e álcool isopropilico.

MONTAGEM

Lubrifique a wiper blade com lubrificante methuselah e parafuse a wiper blade no lugar.

Coloque o PCR em sua base.

Polvilhe um pouco de lubrificante methuselah sobre o cilindro e coloque no lugar.

Passe um pouco de graxa condutiva no pino do contato elétrico do cilindro,em seguida instale o pino.

Coloque a haste giratória de metal que se prende na engrenagem de tração do cilindro.

Encha o cartucho com toner especifico 2035 / 2055  Diamond 130g.

Coloque a engrenagem no cartucho e encaixe as buchas no rolo magnético (mag roller) buscando a posição correta.

Coloque a lateral do lado do contato elétrico do cartucho, lubrificado com um pouco de graxa condutiva.

Parafuse a lateral para obter uma boa fixação.

Gire o mag roller e observe se formou uma camada uniforme em sua extensão.

Junte as partes do cartucho – o Hopper e a unidade de imagem – e coloque os pinos para concluir o processo.

Retire o antigo chip, substitua por um novo e leve para o teste.

O cartucho está pronto!

Deixe a sua opinião nos comentários.

Anúncios

45 comentários sobre “Matéria técnica – Aprenda os segredos da remanufatura do cartucho HP CE505A

  1. Explicação bem ilustrada e de fácil entendimento. Muito interessante, porém, tenho certeza que a maior dificuldade está na remanufatura dos cartuchos da linha HP, modelo CE 436a e35a. O CE505a tem maior dificuldade em abri-lo, o CE 436a / 35a tem problemas maiores com as falhas brancas em pontos diferentes da impressão e pouco chapado, algumas vzs. Como técnico mais experiente, já tive , e as vzs, tenho problemas com esse modelo na remanufatura (CE436a / 35a) Se tiverem maiores detalhes ou “segredos” desse modelo, fico realmente grato em função dos problemas que já tive com tal modelo . Obrigado pela atenção. Fico no aguardo…

    • AMIGO ESPERIMENTE TROCAR O CILINDRO DOS HP 435/436A DE DUAS EM DUAS RECARGAS, E VERÁS QUE A VIDA UTIL DESSES CILINDROS SÓ DURA DOIS CICLOS DE RECARGAS. MARQUEOS PARA SABER QUANDO TROCAR O CILINDRO.
      ESPERO TER AJUDADO.

    • Se vc. quiz dizer cb 435a e 436a, esse cartucho só pode ser recarregado com toner (pó) específico caso nao seja recarregado com toner (pó) específico ele depois da recarga ele imprime claro e a medida que vai imprimindo ele vai imprimindo mais claro ainda e também tem que ser feita a limpeza da lixeira e da lâmina dosadora e do rolo PCR, sem mais para o momento.

  2. Muito obrigada pelo o manual do cartucho hp 2035, sempre que poder me mande outro manual, gostaria de saber também quanto custa o pó lubrificante, sem mais e grata.

  3. agradeço muito tal ilustração. voces estão de parabens. eu já recarreguei esse cartucho e quebrei muito a cabeça prá abrir, mas com essa ilustração e ensino de como remanufaturar…, voces estão de parabens, que Deus abençoe voces que, Deus abençoe essa empresa, em tudo que voces necessitarem. Parabens.

  4. Só posso parabenlizá-los pela iniciativa do evento e da forma explicativa e ilustrativa de nos mantermos informados e atualizados no mercado e de nos dar condições de apresentar um trabalho diferenciado aos nossos clientes, obrigado pela oportunidade e agradeço se tiverem mais matérias técnicas para me enviar.

  5. BOA TARDE !! JÁ SOU CLIENTE DE VOCES HÁ UM BOM TEMPO E ACHO MUITO LEGAL ESSAS DICAS DE REMANUFATURA QUE SEMPRE ENCONTRO AQUI !!!
    SÓ QUE A ÚNICA COISA QUE NÃO FICOU MUITO CLARA NA REMANUFATURA DESSE CARTUCHO FOI COMO RETIRAR OS PINOS METÁLICOS QUE UNEM AS PARTES DESSE TONER. SEI QUE DE UM LADO PODEMOS EMPURRÁ-LO, AO ENTRAR NO TONER ELE QUEBRA UM PEDACINHO DA CARCAÇA DO CARTUCHO SEM PROBLEMA ALGUM. O PROBLEMA É O OUTRO LADO QUE FICA BEM EM CIMA DA WIPER BLADE. O QUE DEVO FAZER??? ABRAÇOS !!!

    • Olá Carson!

      Veja a dica do nosso técnico:

      Cada remanufaturador executa um processo diferente na hora de desmontar um cartucho de toner. O importante é fazer devagar e com cuidado nas primeiras vezes, para não danificar o cartucho.
      No caso do cartucho HP CE505A, os pinos podem ser sacados para fora da mesma maneira feita no modelo HP Q5949A: usando um estlilete ou uma chave de fenda resistente e de ponta bem fina. Basta fazer alavanca entre a carcaça e o pino por ambos os lados do cartucho para fazer a extração do pino.
      Outra forma seria empurrar o pino de dentro para fora da carcaça, após retirar o cilindro, o pcr e as bases do pcr, utilizando uma ferramenta que pode ser produzida artesanalmente, de ponta bem fina e um pouco curvada. Com essa ferramenta é possível atuar em uma melhor posição na hora de empurrar os pinos do cartucho para fora.

      Obrigado pelo comentário, esperamos que sua dúvida tenha sido solucionada!

  6. Venho tendo problemas com cartuchos HP 49 / 53 com relação a chapado preto ou redução de chapado no decorrer do uso do cartucho. Comprotoners da Maxxitoner de Santo André. Mesmo trocando cilindro, doctor, mag roller, passa graxa condutiva, tira graxa, nem sempre tenho sucesso e isso me aborrece muito. Teriam alguma forma especifica ou metodo de recarga que me permita ter confiabilidade e durabilidade nestas recargas?
    Obrigado.

  7. Gostei muito dessa dica, principalmente sobre o uso do material apropriado para desmontagem e limpeza das pecas, gostaria que me mantece informado sobre as novidades pois sou um reciclador e preciso aprimorar meu trabalho, o tecnico esta de parabens.

  8. Boa tarde,
    sou cliente da Diamond a quase 2 anos e só tenho elogios a essa empresa. Bons insumos, boas matérias e um excelente e prestativo vendedor: Rogério. Parabéns!!!

  9. Obrigado pela materia e dicas .
    gostaria de fazer uma pergunta : essas copiadoras grandes que tem nas papelarias, os cilindros ficam dentro do cartucho de toner ou fora ? ou depende a marca ? Pergunto pois penso em adquirir uma e gostaria eu mesmo de trocar o toner mas receio não conseguir isso, ou fazer algo errado, se for dentro do cartucho ,sei que seria mais pratico.
    Agradeço se puder me dar uma direção.Valeu

    • Ola Augustus

      A remanufatura de cartuchos é um processo complexo e envolve componentes muito sensíveis que podem ser facilmente danificados se não forem manuseados da maneira correta. Nosso departamento técnico recomenda que você sempre procure um profissional treinando para fazer a remanufatura dos seus cartuchos.

      Mas se você realmente gostaria de fazer o processo pessoalmente, procure cursos de remanufatura na sua região. Dependendo da marca e modelo da copiadora o cilindro pode ficar localizado dentro ou fora do cartucho, e após fazer um curso de remanufaturador você terá embasamento técnico para escolher o modelo mais indicado para sua necessidade.

  10. Fiz o remanufaturamento do toner da CE 505X da HP 2055dn, mas agora a mesma imprima a página toda preta. Faço a limpeza do toner pelo comando da impressora mas não resolve. Qual poderá ser o problema?

    • Olá Enoque!
      A Diamond Brasil só oferece suporte técnico para produtos comprados na empresa. Para tirar sua dúvida basta procurar seu vendedor pelo telefone 11 5564-2600. Tenha a nota fiscal da compra do seu toner em mãos, o vendedor irá conferir esse número e em seguida encaminhar a sua ligação para o suporte técnico.

  11. ola amigo muito boa sua ilustração realmente completa!!!
    aproveitando o embalo, gostaria de saber algo que ate hoje tenho duvidas, quais proteções (a saúde) mais adequadas para fazer as recargas de toner ?? Pois ate onde sei esse pó é câncerigeno etal… ???
    grato
    abraço.

    • Oi Eduardo. Muito boa a sua pergunta. O ideal seria sempre manusear o toner com óculos de proteção, máscara e luvas químicas ou de látex. E quando usar uma workstation ou um compressor – que são barulhentos – use também protetores auriculares.

      A maior parte das pessoas não usa os equipamentos adequados e coloca sua saúde em risco. Lembre sempre de não respirar perto do toner e sempre lavar as mãos depois de manuseá-lo.

      E quanto ao toner ser cancerígeno, esse fato não foi comprovado e inclusive alguns fabricantes, como a Xerox, já se manifestaram dizendo que nos toners bem antigos houve um componente na composição que poderia causar câncer, mas que há anos já não é mais utilizado. De qualquer forma, utilize o equipamento de proteção sempre que possível para garantir a sua segurança.

    • A gramatura correta para os modelos HP ce505a e ce505x é fracionada com recargas de 130g para o modelo A e 300g o modelo X, e o chip deve ser substituído toda vez que se faz uma recarga, senão a impressora continuará acusando cartucho vazio.

  12. eu recardo o tob]ner da hp 2035, mas quando eu vou colocar o toner acho que aquele ferro que fica junto com o cilindo ñ encaioxa pois quando eu feca a impressora ela faz um barulho estrando e o papel fica engancado, como resolver isso?

    • Olá Tadeo, observe bem nas fotos da matéria como fazer o passo a passo. Se tudo for feito conforme explicado, o barulho não deverá acontecer. Mas se você é cliente Diamond Brasil, fale com o seu vendedor que ele encaminhará você para o nosso suporte técnico para tirar todas as dúvidas.

  13. ja fiz a remanufatura desse tonner mas nao conseguia de jeito nenhum abrir a parte onde coloca o po…..tive q furar….mas agora aprendi….valleu mesmo

  14. estou tendo um problema com esses cartuchos CE 505 que a wiper blade estao kebrando no meio… em todos os cartuchos… nos modelos 49x e 53x eu nunca precisava trocar a wiper blade , e ja nesses cartuchos kebram sempre… esta acontecendo isso com todo mundo? tem alguma dica?

  15. Independente de qualquer coisa, existe um erro nessa remanufatura acima, JAMAIS, limpe uma wiper, com alcool isopropilico, ele amolece a borracha da wiper que acaba impedindo que ela faça o trabalho de limpeza correto dos restos de pó, nunca se deve limpar wiper ou doctor blade com alcool isopropilico exceto as que nao possuem a borracha, que é excessao em alguns cartuchos,… por experiência propria fiz diversas vezes esta limpeza que após algumas impressões a borracha acabava entortando toda e nao efetuava a limpeza, corretamente, resultado …. manchas pra todo lado..
    Espero ter ajudado..

  16. Olá, eu fiz a recarga passo por passo e acompanha um video, mas na hora de colocar na impressora ele ficou barulhento e não imprimiu, tem ideia do que pode ser? cARREGO MUITO BEM O 35/36/85A, MAS ESSE ESTÁ ME DANDO DOR DE CABEÇA. OBRIGADA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s