Começou no dia 7 de dezembro a Conferência de Copenhagen – COP-15, uma discussão mundial sobre as mudanças climáticas que o nosso planeta vem sofrendo.

Esse encontro é importante porque os países participantes devem criar um acordo que vai substituir o Protocolo de Kioto, assinado na conferência ECO92, no Rio de Janeiro. O Protocolo de Kioto busca controlar a emissão de gases poluentes, causadores do efeito estufa, por países desenvolvidos.

Leia o Protocolo de Kioto.

A grande expectativa desse ano se deve ao fato de os Estados Unidos, um dos maiores emissores de gases do mundo, ter se recusado a participar dos esforços mundiais para combater as mudanças climáticas durante toda a administração do presidente Bush. Agora o mundo aguarda para saber qual será a decisão do novo presidente, Barack Obama.

Visite o site da Conferência de Copenhagen em INGLÊS ou ESPANHOL.

Visite o site oficial da participação do Brasil na Conferência.

A conferência acaba na sexta -feira, dia 18. A cidade de Copenhagen está superlotada de pessoas querendo acompanhar as negociações e o clima está cada vez mais tenso, com menos dias faltando para o fim e vários pontos do acordo ainda precisando ser definidos.

Hoje a ministra dinamarquesa Connie Hedegaard, que presidia o COP-15, renunciou ao cargo e foi substituída pelo premier Lars Rasmussen. Connie estava sendo acusada de favorecer os países ricos em suas negociações.

Acompanhe pelo Google as notícias publicadas sobre o COP-15. Acompanhe também no portal de notícias G1 e na Agência Estado.

Assista as declarações do ministro Celso Amorim sobre o posicionamento do Brasil no COP-15.

Anúncios