28 de agosto de 2012

No mês passado, o Tribunal Regional de Düsseldorf decidiu contra a Nestlé em favor de dois competidores que estavam vendendo cápsulas de café sem licença na Alemanha descritas como “compatíveis com máquinas Nespresso café” por menos de um terço do preço. O tribunal disse que na compra de uma máquina de café Nespresso um consumidor adquiriu o direito de operá-la como quisessem, incluindo o uso de cápsulas produzidas por outros fabricantes. O tribunal deu esclarecimentos dizendo que as cápsulas são essenciais para o funcionamento da máquina de café Nespresso, embora não sejam uma peça chave.

Existem sinergias obviamente muito fortes no conceito de máquina de café, cápsulas, impressoras e cartuchos, então eu pergunto quanto tempo mais antes de ver toner e cartuchos jato de tinta no mercado como compatível a “impressora XYZ”.

Tenha muito cuidado porque esta decisão só é válida na Alemanha e não define quaisquer precedentes para o mercado de impressoras onde a patente “ IP” é muito forte e jurisprudência existe.

Fonte: The Recycler


Anúncios