Alunos da periferia de São Paulo vão à Índia para competição de matemática

23 outubro, 2015 at 8:49 am Deixe um comentário

noticias_geraisSete alunos de uma escola pública no Jardim Ângela, na periferia de São Paulo, chegarão nos próximos dias aonde muito estudante de classe média alta nunca chegou.

Na próxima semana, eles embarcam para a Índia, onde disputarão uma competição internacional de matemática, robótica e ciências com delegações de 40 países.

A escola em que estudam, a estadual Luís Magalhães de Araújo, teve uma classe premiada na Olimpíada de Matemática Sem Fronteiras.

Por esse motivo, a Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento a convidou para o evento, chamado Quanta, ao lado de outras cinco escolas brasileiras, só mais uma pública.

A decisão de quem iria para a Índia foi dos próprios alunos. Mas a professora Maria Consoladora da Silva, a Dora, teve papel central.

Acionou uma editora de livros didáticos, que custeou as passagens. Incentivou os alunos a pedirem auxílio no site “Vaquinha Online”. Com isso, empresários se interessaram pelo projeto e Maria Antonia Civita decidiu apoiar.

Como as provas serão aplicadas em inglês, os estudantes do terceiro ano do ensino médio correm para aprender ou aperfeiçoar o idioma.

Além disso, eles estão em plena época de vestibulares. Prestam o Enem neste final de semana e a Fuvest no fim do mês. São mais de 12 horas diárias de estudos.

E, apesar da correria, a viagem vem em boa hora: “Ajuda a abrir a mente. Vamos conhecer outra cultura, outras pessoas. O mais importante é a maturidade para saber estudar”, diz Keila Carvalho, 16.

Acesse este link e contribua para que os alunos participem do QUANTA 2015: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/alunos-rumo-ao-quanta-2015

00000

Alunos da escola Luís Magalhães, na zona sul de SP, participarão de competição de matemática

DEDICAÇÃO

A trajetória desses alunos vai na mesma linha do que pedagogos teorizam. Um professor que estimula a confiança é mais indispensável do que salas de aula equipadas com ferramentas tecnológicas e atividades mirabolantes para prender a atenção.

Diego Henrique achava que queria ser jornalista. No primeiro ano do ensino médio, precisou mudar para o turno noturno para trabalhar. Frustrado com o desinteresse dos colegas, abriu mão do serviço e voltou a estudar de dia.

Caiu na turma da professora Dora, conhecida pela exigência e autoridade em sala.

“Percebi que gostava de matemática”, diz. Diego passou a frequentar os cursos extras que ela oferece. A professora insiste na importância do trabalho em grupo. Os alunos com mais facilidade se tornam os tutores dos colegas.

Diego acabou se destacando. Representará a escola na prova de robótica do Quanta. E prestará engenharia no vestibular. Sua meta é a USP.

Além do interesse por matérias de exatas, a ambição é comum ao grupo. Viajar para a Índia não basta. “A gente quer ir pra ganhar”, disse Raphaela Seixas, 17.

Fonte: Folha de São Paulo

.image001

Entry filed under: Diamond News. Tags: , , , .

Fim de ano – Prorrogação de boletos. A Diamond Brasil está no WhatsApp!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bem vindo ao Blog da Diamond Brasil

Caro leitor, seja muito bem vindo ao blog da Diamond Brasil, empresa distribuidora de insumos para remanufatura de cartuchos de toner e tinta para impressoras laser monocromáticas e coloridas, impressoras jato de tinta e copiadoras. Neste blog você encontrará informações do mercado, novidades da Diamond Brasil, dicas de remanufatura e poderá interagir dando sugestões ou fazendo críticas.

Diamond Brasil no Twitter

Estatísticas

  • 309,389 visitantes

%d blogueiros gostam disto: