Cartilha da Abiplast estimula a reciclagem de produtos plásticos

No final de abril, a Abiplast lançou a “Cartilha de Reciclabilidade de Materiais Plásticos Pós-consumo”. De acordo com Ricardo Hajaj, coordenador da Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos (CNRMP), que presidiu o evento, a cartilha foi idealizada para instituir um novo padrão ambiental às embalagens, contemplando todo seu ciclo de vida, desde o desenvolvimento até a sua reutilização. Ele ressaltou que uma grande dificuldade que a indústria de reciclagem possui é o recebimento de materiais contaminados. Algumas embalagens têm misturas que dificultam o aproveitamento e essa cartilha trata sobre este e outros temas. O objetivo é que as novas embalagens sejam projetadas e pensadas no ciclo de vida total, desde a sua concepção até a sua reciclagem. Agregando benefícios e valor para toda cadeia produtiva, explicou.

Entre os presentes, o diretor da Escola Senai Mario Amato, Claudemir Facco de Oliveira, destacou a relevância da participação da entidade no desenvolvimento da cartilha e ressaltou que existem possibilidades de futuras parcerias entre as instituições. “O lançamento demostra que existem grandes possibilidades de parceria a partir desse trabalho inicial da cartilha, até porque nós já trabalhamos na área do plástico há muito tempo e atualmente implantamos um núcleo de materiais avançados e não compostos. As possibilidades que abriram com esse núcleo podem ser a continuidade da parceria com a Abiplast”, afirmou Oliveira. A publicação que será distribuída nas indústrias de transformação de plástico do Brasil, nas empresas de reciclagem, sindicatos estaduais, indústrias usuárias de embalagens plásticas e suas respectivas associações de classe, podem acessar.

link: http://file.abiplast.org.br/download/2016/cartilha_reciclabilidade_abiplast_web_3.pdf ou no aplicativo institucional da Abiplast

Anúncios