Matéria Técnica – Falhas de Impressão

1 julho, 2016 at 3:14 pm Deixe um comentário

1.png

O objetivo do artigo é ajudar às empresas fabricantes e usuárias de cartuchos de toner a identificar as possíveis causas das diversas falhas de impressão com as quais nos deparamos no dia a dia.

Para mostrar os diferentes e diversos tipos de falhas de impressão que podem surgir quando do uso de cartuchos de toner, foram usados alguns dos testes mais exigentes do mercado. Alguns destes testes eram usados por mim quando ainda trabalhando no laboratório de controle de qualidade do Banco do Brasil e outros foram desenvolvidos posteriormente já trabalhando na EQual Consultoria em Qualidade.

É comum que alguns defeitos só apareçam quando o cartucho é mais exigido. Como a grande maioria dos usuários imprimem apenas textos, eles podem estar usando cartuchos com defeito sem que isso seja percebido. Ao usar testes mais exigentes podemos perceber defeitos que não aparecem quando imprimimos apenas letras. Uma empresa que queira garantir a qualidade de seus produtos não pode testar seus cartuchos com a utilização de testes que contenham apenas letras, independentemente do tamanho e do tipo de fonte.

As falhas apresentadas aconteceram em diferentes modelos de impressora

Os diferentes tipos de falha de impressão aconteceram em diversos modelos de impressoras de diferentes marcas. Algumas impressoras utilizadas apresentam características incomuns quando do uso e chegam a apresentar “falhas” de impressão mesmo quando do uso de cartuchos originais. Saber identificar essas falhas pode economizar muito tempo quando da produção, pois falhas idênticas quando do uso de cartuchos recondicionados seriam totalmente aceitáveis.

Manchas de impressão

As falhas de impressão quando do uso de cartuchos de toner são, na grande maioria das vezes, horizontais ou verticais. Podem atingir toda a página ou estar concentrada em uma lateral ou outra, na parte superior ou na parte inferior da página.

As manchas horizontais podem acontecer apenas uma vez, o que não é muito comum, ou estar repetida na vertical que é o que acontece na grande maioria das vezes.

Manchas horizontais que não se repetem na vertical ou que não tenham um padrão definido de repetição não podem ser caracterizadas como falhas de impressão. São falhas pontuais que não merecem ser definidas como falhas de impressão nem causar impugnação ou devolução do cartucho.

Quando se repetem na vertical, são causadas pelos cilindros OPC, revelador ou PCR. Os diferentes cilindros existentes nos cartuchos são os itens responsáveis pelas manchas que se repetem na vertical. Como os ciclos completos de impressão exigem várias rotações dos cilindros, uma falha/mancha em alguns deles vai causar a repetição desta falha por, no mínimo, 3 vezes na página.

Um dos problemas que podemos encontrar e que nem sempre é causado pelos cartuchos é que em alguns modelos, o PCR está na impressora e não nos cartuchos. Nesse caso uma falha no PCR da impressora irá causar uma mancha na impressão que nada terá a ver com o cartucho utilizado.

Outro item que também está nas impressoras e que pode causar falhas na impressão são os rolos de alimentação do papel. Quando do processo de impressão, o pó de toner presente no OPC precisa ser atraído para o papel. O cilindro de alimentação do papel é o responsável por polarizar o papel e fazer com que este atraia o pó de toner. Se este cilindro estiver além da sua vida útil essa “atração” não será adequadamente efetuada e a impressão ficará com aparência der estar “lavada”.

Muito cuidado deve ser observado no manuseio e uso das graxas de vedação e condutiva. Se a graxa usada for errada ou em excesso, parte da graxa pode cair nos cilindros e causar manchas por toda a página.

Como diferenciar as manchas causadas pelos cilindros? Como os diâmetros dos diversos cilindros existentes são diferentes, cada um deles será responsável por uma determinada quantidade de manchas na vertical. Como determinar qual cilindro é o responsável? Um pouco de Geometria. C=2πr C=πd

Para saber diferenciar as manchas causadas pelos cilindros, é só nos lembrarmos das aulas de geometria na escola. Como todos se lembram, o comprimento de uma circunferência é determinado pela fórmula C=2πr

Onde C = comprimento; r = raio e π é o famoso PI que equivale resumidamente a 3,1415926. Como estamos falando de diâmetro do cilindro, vamos simplificar para: C=πd

Pois 2 vezes o raio equivale ao diâmetro. Com o auxílio desta simples fórmula, podemos identificar com facilidade qual cilindro é o responsável pela mancha observada. Para isso é só medirmos a distancia entre o centro de duas manchas consecutivas. Medindo essa distância teremos o C, ou seja, o comprimento. Usando a fórmula e dividindo o comprimento por PI, teremos o diâmetro e com este valor, podemos identificar facilmente qual cilindro foi o responsável pela mancha medida.

– Um OPC de um cartucho Lexmark possui diâmetro de 3,0 cm

– Um Revelador/Developer de um Cartucho Lexmark ou HP possui diâmetro de 1,8 cm

– E um PCR de um cartucho Samsung possui diâmetro de 1,0 cm, por exemplo.

Com estas dimensões, os respectivos comprimentos ou distância entre os centros das manchas (C) serão 9,4 cm – 5,65 cm e 3,14 cm (C=πd)

Se estivermos usando um papel A4 cuja altura é de 297 mm, e dividirmos 297 pelo comprimento (C), teremos 3,15 – 5,25 e 9,45 que será o número de repetições da mancha na vertical.

Ou seja:

Um OPC defeituoso de um cartucho Lexmark irá causar 3 manchas repetidas na vertical. Um Revelador/Developer de um cartucho Lexmark ou HP irá causar 5 manchas repetidas na vertical e um PCR defeituoso irá causar 9 manchas repetidas na vertical.

Aqui pode acontecer de uma impressora que possua o PCR nela instalado ser a responsável por 9 manchas na vertical das páginas impressas e esse defeito nada ter a ver com o cartucho que está instalado na impressora.

Se utilizarmos diferentes tipos de papel, Carta (279 mm de altura) ou Ofício (356 mm de altura), a quantidade de manchas vai se alterar. Para ter o número correto é só dividirmos a altura da página pelo comprimento determinado pela fórmula (C).

Usando papel Ofício, um OPC com defeito causaria 3,78 manchas na vertical. Um Revelador com defeito causaria 6 manchas na vertical e um OPC defeituoso causaria 11 manchas na vertical.

Manchas na vertical, quase sempre são causadas pela doctor bar/doctor blade ou pela wiper blade ou por alguma falha que circunde todo o cilindro. As causas de manchas/falhas de impressão na vertical da página quase sempre são causadas pelas lâminas ou barras existentes nos cartuchos. As Wiper ou Doctor blades ou as Doctor Bar quando apresentam defeitos na sua base são os insumos responsáveis por manchas na vertical da página.

Ao impedir ou deixar um excesso de pó de toner passar por elas, esses 3 componentes são os principais causadores de manchas na vertical das páginas. As Doctors, bar ou blades, são as responsáveis por dosar a quantidade de pó de toner que é carregado pelo revelador/developer e direcionado ao OPC. E as wipers são as responsáveis por retirar o excesso de pó de toner que ficou no OPC após a impressão. Ambas podem causar manchas na vertical que podem ser linhas verticais brancas nas páginas em preto ou linhas verticais pretas nas páginas em branco.

Outra coisa que pode causar manchas por toda a página é vazamento de pó de toner quando do uso do cartucho. Uma das possíveis causas de vazamento é uma recovery blade com defeito. Quando do uso, o pó de toner que sobra no OPC e é retirado pela wiper, ao invés de ir para a “lixeira”, cai na página e causa manchas por toda a vertical da página.

Manchas que não apresentam padrão nenhum

 As manchas que não possuem nenhum padrão repetitivo são as mais difíceis de serem identificadas, pois as suas causas podem ser as mais diversas e algumas sequer podem ser consideradas como sendo falhas de impressão.

O famoso background ou fundo pode ter diversas causas. Pode ser causado por toner incompatível, excesso de umidade, não casamento do OPC com o pó de toner, falha na Wiper blade, problemas nos contatos elétricos.

2.png

Minha dica para corrigir esse problema é trocar uma coisa de cada vez e ver o resultado. Se não der certo, volte com a peça trocada e troque outra e assim sucessivamente até a correção do problema. Já testemunhei uma empresa penar para corrigir um background até descobrir que sua rede elétrica estava com flutuação de energia excessiva e era isso que estava causando o background.

Manchas causadas por falha no imã dos reveladores HP causam manchas brancas que se parecem com cachinhos de uva e que não se repetem na mesma posição. Aparecem de forma aleatória. Normalmente são causados por imãs quebrados ou por falhas críticas nos contatos elétricos.

E além das manchas causadas pelos diversos insumos existentes nos cartuchos podemos acrescentar mais uma causa de manchas e que nada tem a ver com os cartuchos.

Unidades de fusão das impressoras

 Defeitos nesta unidade podem causar falhas graves nas impressões, tanto na horizontal como na vertical das páginas impressas, sendo as verticais as mais comuns. A utilização de unidades de fusão muito além do seu prazo de vida útil pode acarretar em dos principais defeitos causados por ela que é a não fixação do pó de toner no papel. Um simples passar de dedo na folha impressa pode causar a retirada do pó e tornar a impressão uma página toda borrada ou manchada.

Como a unidade de fusão é considerada peça da impressora e geralmente somente é trocada pela assistência técnica é muito comum encontrar unidades de fusão com seu prazo de validade vencido. O custo dessa unidade é outro motivo de se adiar a troca indefinidamente.

Infelizmente, o defeito causado por ela é frequentemente e injustamente colocado como tendo no cartucho a sua causa. Já presenciei, por incrível que pareça, “técnicos” colocarem a culpa deste defeito nos cartuchos, com a alegação, totalmente descabida, de que o cartucho recondicionado utilizado seria incompatível com a impressora.

Vamos para alguns exemplos?

Vamos a seguir ver alguns exemplos de manchas de impressão que caracterizam as manchas mais facilmente observadas quando do uso de impressoras laser para cada uma vou indicar a causa e a possível solução

3.png

A mancha em forma de elipse que vemos no lado direito da página e repetida na vertical é típica de uma falha superficial do cilindro OPC do cartucho.  Solução: limpar o cilindro. Se não resolver, trocar o cilindro.

4.png

As linhas mais finas e repetidas na vertical 3 vezes também é uma falha típica do cilindro OPC. Esta falha pode ter sido causada por exposição do cilindro à luz solar ou a lâmpadas com ultravioleta. Ambas, se em contato contato com o cilindro, podem velá-lo tal como um filme fotográfico. Solução: trocar o cilindro

5.png

As 9 manchas horizontais repetidas na vertical que aparecem do lado esquerdo da página foram causadas pelo PCR do cartucho. Se em uma impressora cujo PCR estivesse na impressora, esta mesma falha poderia acontecer e a sua causa nada teria a ver com o cartucho utilizado. Solução: tentar limpar o cilindro PCR se este estiver no cartucho. Se não resolver, trocar o PCR.

6

O Background é um dos defeitos mais difíceis de ter sua causa identificada. Neste caso o background ficou restrito apenas ao lado esquerdo da folha, mas é comum encontra-lo em toda a extensão da página. Solução: trocar um insumo de cada vez até corrigir a falha.

7.png

As manchas horizontais repetidas na vertical do lado direito da página foram causadas por graxa que caiu no cilindro. Com o uso do cartucho, a graxa foi se espalhando e acabou atingindo a metade da página. Solução: usar sempre a melhor graxa possível e na quantidade correta. O uso de graxa que não suporte alta temperatura pode causar o derretimento da mesma e o seu escorrimento em direção ao cilindro.

8

Algum resíduo ficou preso na base da barra impedindo que o pó de toner passasse por ela. Solução: limpar a base da barra. Se não resolver ou se o defeito se repetir, trocar a barra.

9.png

As manchas na lateral esquerda da página foram causadas por vazamento. Este vazamento foi causado por uma recovery blade mais dura do que o normal. Ao invés de direcionar o pó usado para a lixeira a recovery mais dura deixou o pó de toner voltar para a página manchando toda a vertical. Solução: trabalhar sempre com insumos de qualidade e adequados ao cartucho.

10.png

As manchas brancas em forma de cachos de uva e sem padrão de repetição foram causadas por falha no imã do revelador de um cartucho HP; Solução: trocar o imã.

11

Esse teste apresenta uma falha que é um defeito no PCR que são as manchas repetidas na vertical e outra falha que não pode ser considerado como defeito que é uma parte do chapado possuir uma tonalidade mais clara. A parte superior da página possui um tom de preto mais escuro do que a parte inferior e podemos notar uma curva onde esse tom fica mais fraco.

Como essa é uma característica do cartucho original da impressora, não podemos definir isso como sendo uma falha de impressão.

Fonte: Roberto A. Palmer

Entry filed under: Sem categoria. Tags: .

Recondicionamento dos Cartuchos Brother TN3492 20K/ 3472 12K/ 3442 8K Brother Day!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Bem vindo ao Blog da Diamond Brasil

Caro leitor, seja muito bem vindo ao blog da Diamond Brasil, empresa distribuidora de insumos para remanufatura de cartuchos de toner e tinta para impressoras laser monocromáticas e coloridas, impressoras jato de tinta e copiadoras. Neste blog você encontrará informações do mercado, novidades da Diamond Brasil, dicas de remanufatura e poderá interagir dando sugestões ou fazendo críticas.

Diamond Brasil no Twitter

Estatísticas

  • 309,389 visitantes

%d blogueiros gostam disto: