Como economizar com a gestão do estoque?

9 setembro, 2016 at 12:24 pm Deixe um comentário

estoque

Gestão do Estoque

Desperdício nunca foi algo bom para os negócios, na conjectura atual da economia brasileira deixá-lo subsistir é quase um crime contra os bons princípios da gestão. Acontece que poucos gestores enxergam a utilidade de uma boa administração de estoque, que ultrapassa a singela tarefa de repor os materiais podendo ser usada como agente de economia quando feita de forma inteligente. O administrador deve manter-se cercado de informações e de ferramentas que o auxiliem nesse caminho para abandonar o desperdício e maximizar a controle sobre os gastos. Confira abaixo alguns pontos que merecem sua atenção.

Giro dos materiais

O giro de um produto corresponde ao período de tempo entre sua aquisição por meio de um fornecedor até a venda para um cliente. Obter essa informação é de suma importância para permitir um ciclo saudável de compras e vendas, pois os setores que lidam com fornecedores saberão quando e em qual quantidade irão emitir novos pedidos, assim como os vendedores e agentes de marketing perceberão eventuais quedas nas vendas e planejarão ações e/ou campanhas para elevá-las novamente. O registro dessa informação é importante para que o administrador possa direcionar mais recursos para aqueles produtos com menor tempo entre a entrada e saída, além de uma boa quantidade de compradores, gerando assim mais lucro em menos tempo.

Projetando as vendas

Fazer a projeção de vendas é um dos processos mais comuns nas grandes empresas, dependendo do setor, as projeções podem ter validade de décadas, como no caso de mineradoras e afins. Mas tratando-se das varejistas, é comum fixar uma projeção de vendas mensal, trimestral ou semestral. Para fazer as previsões de maneira assertiva, é indispensável recorrer a dados anteriores dos seus clientes, possibilitando uma análise de seu comportamento, que, atrelada a um parecer sobre o momento econômico lhe dará as possíveis quantidades de saídas nesse período. Algo comum, e importante, é levar em conta períodos de sazonalidade, e datas comemorativas como: Natal, Férias, Dia das Mães e Pais que a depender do setor e podem aquecer bastante o mercado, e seu estoque precisa estar preparado para isso.

Invista na integração entre os setores

Integrar os setores significa permitir o acesso às informações de um setor pelo outro da maneira mais natural possível, que hoje se traduz na implantação de sistemas ERP. Um software de gestão integrada utiliza um banco de dados e interface comum a todos os departamentos, eliminando a necessidade de retrabalho e facilitando o trânsito interno de informações. Observando os benefícios de um ERP quanto a gestão de estoque, nota-se a automatização da emissão de pedidos com base nas informações citadas acima: o giro do produto e as projeções de venda.

Faça planejamentos a longo prazo

Sua intenção é fazer a gestão do estoque de modo a obter economia de recursos com isso, correto? Então porque deixar para emitir os pedidos aos fornecedores em cima da hora e acabar perdendo clientes ou até pagando mais caro pelos mesmos produtos? Planejamento é a chave da economia, e quanto maior o prazo desse planejamento melhor! Obviamente é preciso se manter atento às variações do mercado, que são de fato imprevisíveis, mas toda preparação é bem-vinda, possibilitando que você e sua empresa enfrentem tempos de crise sem ter que fechar as portas como vem acontecendo frequentemente com diversos lojistas.

Utilize os indicadores de desempenho a seu favor

Os números são os melhores amigos dos gestores, eles são a representação mais clara da situação em que se encontra seu negócio. Portanto, é preciso acompanha-los de perto! Informações como já citado, o giro dos produtos e as projeções de venda são apenas algumas das manipulações que um bom acompanhamento pode trazer, entre outras outros estão o índice de rupturas, acuracidade de inventário, produtividade e a margem de lucro.

O equilíbrio no seu estoque trará também o equilíbrio das suas contas, contribuindo e muito para o sucesso da sua empresa, satisfação dos seus clientes, e construção de uma relação duradoura com os fornecedores, juntas, essas características representam grande probabilidade de crescimento gradual da sua empresa e reconhecimento por seu trabalho e dedicação empenhados.

Fonte: gestaodeestoque.com.br

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